top of page

COLÉGIO INTERNACIONAL DE VILAMOURA

          O Colégio Internacional de Vilamoura é o único estabelecimento de ensino escolar no centro de Vilamoura. O colégio não se encontra numa zona residencial. Os acessos até são adequados para se andar de bicicleta nesta vila, uma vez que há um elevado número de ciclovias e sinalização para velocípedes. No entanto, à saída da escola, não havia ciclovias, nem estacionamento para bicicletas.

          O registo da informação foi recolhido através de testemunhos dados por alunos ou familiares que os fossem buscar. Falámos também com a diretora do Colégio sobre o uso da bicicleta a partir de alunos, pessoal docente e não-docente.

          Metade dos alunos são estrangeiros e a outra metade tem nacionalidade portuguesa. Os alunos têm idades dos 3 aos 18 anos, ou seja, que o colégio tem uma oferta escolar completa, do pré-escolar ao ensino secundário. Os únicos alunos que podem sair sem autorização são apenas os do ensino secundário. O parque de estacionamento, destinado exclusivamente a carros, estava vazio, no momento em que os alunos de nacionalidade internacional começam a sair das aulas, às 15:30h o parque de estacionamento fica completamente lotado.

          Grande parte dos alunos voltava a casa pela boleia de familiares.

          A maioria dos alunos tem o hábito de praticar frequentemente desporto e atividade física, quer a partir de atividades dentro do plano curricular, quer em atividades extracurriculares.

          Tivemos a oportunidade de falar com quatro alunos que se deslocam para a escola de bicicleta. Todos eles pertencem à mesma família, são primos. A empregada vai buscá-los e orienta o percurso. Falámos com uma deles, uma menina de 9 anos. Entre a sua casa e o colégio são 5-6 km, vivem no centro de Vilamoura. Perguntámos se gostava mais de ir para a escola de bicicleta ou de carro, ela disse: “de bicicleta, porque é mais divertido”.

          Os transportes públicos não são muito utilizados pelos alunos e que a paragem de autocarros encontra-se no mesmo local em que o troço das bicicletas termina.

          Observa-se também que o Colégio se situa a cerca de 6 km do centro da vila, aproximadamente 12 minutos de carro, de acordo com o Google Maps.

 

 

 

 

         

          Foram recolhidos também alguns inquéritos a pessoas que trabalham no colégio, com o intuito de investigar a razão do uso ou não uso da bicicleta. As entrevistas foram analisadas e os dados foram dispostos na forma de tabelas.

Tabela 1: dados recolhidos de habitantes ou trabalhadores de Vilamoura

Legenda:

x: não relevante/ não existente

s/d: sem dados

INQUÉRITO À GUARDA NACIONAL REPUBLICANA

          Uma vez que fizemos a visita à GNR de Vilamoura durante o fim-de-semana, não foi possível encontrarmo-nos com o comandante, o único membro da polícia que nos poderia dar autorização para realizar o inquérito. Deste modo, realizámos o inquérito por telefonema.

          O patrulhamento de bicicleta é realizado apenas pelos militares. Eles utilizam as ciclovias existentes em Vilamoura e circulam principalmente na zona da marina, também circulando entre bairros.

          O uso das bicicletas relativamente aos carros oferece a vantagens de haver maior campo de visão e de não ter de seguir apenas a estrada, permitindo maior área de mobilidade. Os militares têm 4 bicicletas disponibilizadas pela Inframoura. Também são utilizadas motas, viaturas e cavalos. Os cavalos são mais utilizados junto às praias. À noite, os militares dividem-se em duas equipas de intervenção e fazem a patrulha em viaturas.

          A Guarda patrulha os arredores do Colégio de Vilamoura de carro ou de mota, uma vez que não existem ciclovias perto da zona.

          O sistema de bicicletas de Inframoura funciona bastante bem na região e assegura segurança. Contudo, durante a época balnear, mais concretamente em Agosto, quando a vila se torna mais populosa, há registo de danos de bicicletas, mas cabe à equipa da Inframoura resolver tais problemas.

          O comandante assegura que são realizadas acções de formação sobre o uso das bicicletas pelo Núcleo Estadual de programas especiais NEPE, composto por diversos subnúcleos em Loulé. Cada subnúcleo encarrega-se de organizar acções de formação. Por exemplo, o subnúcleo da escola segura organiza acções de formação em escolas, onde já abordou o tema do uso das bicicletas.

 


GNR Vilamoura
http://www.oportaldasempresas.com/guarda+nacional+republicana+gnr/gnr+posto+territorial+de+vilamoura/3292

Colégio Internacional de Vilamoura

bottom of page